Museu: novos aspectos informacionais, comunicacionais e gerenciais
Resumo
O artigo contribui para o debate sobre a sustentabilidade de museus com reflexões acerca da pesquisa Marketing e Relações Públicas em Museus Norte-Americanos. Na estrutura organizacional daqueles museus a atividade chamada Development engloba os setores de associação de amigos voltadas para indivíduos e para empresas, eventos especiais, relações públicas e publicidade, publicações, livrarias, lojas, design de produtos e restaurantes. Esta atividade tem como objetivo primordial captar recursos para custear as atividades próprias de um museu – aquisição de obras, preservação do acervo, pesquisa e exposições – e aumentar a sua comunicação com os diferentes segmentos de público, também do ponto de vista social, tornando-os mais inclusivos. Aborda também a necessidade dos museus desenvolverem comunicação integrada de marketing e uma articulação interna para maximizar a comunicação de suas mensagens. Na metodologia usou-se o Benchmarking para verificar como funcionam estes setores na estrutura interna de diversos museus. Obteve-se como resultado um modelo de gestão de museus, apoiado nas ferramentas de Marketing e Comunicação, desenvolvido nos Estados Unidos, deflagrador desta estratégia promocional voltada para o desenvolvimento de público e o financiamento de suas atividades principais. Verificou-se que tanto os museus públicos, que recebem aportes financeiros governamentais, como aqueles totalmente privados buscam sua autonomia financeira através de uma equação gerencial que otimiza a contribuição e a adesão do público visitante e das empresas.Downloads
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Publicado
2012-08-22
Como Citar
Carvalho, R. M. R. de. (2012). Museu: novos aspectos informacionais, comunicacionais e gerenciais. Museologia E Patrimônio, 5(1), 103–123. Recuperado de http://novarevista.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/189
Edição
Seção
Artigos/Articles
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